“If I leave here tomorrow, would you still remember me?” Há 43 anos, no dia 20 de outubro de 1977, a carreira da banda de southern rock Lynyrd Skynyrd era brutalmente interrompida no auge de sua fama. Apenas três dias após o lançamento de seu quinto álbum de estúdio, Street Survivors, um acidente aéreo levou as vidas do vocalista e fundador Ronnie Van Zant, do guitarrista Steve Gaines e de sua irmã e backing vocal, Cassie Gaines.
Na noite do dia 19, depois de um show em Greenville, South Carolina, apenas a quarta data da “Tour of the Survivors”, a banda embarcou na aeronave Convair CV-240 em direção a próxima cidade da turnê, Baton Rouge, Louisiana, onde tocaria na noite seguinte. Quase no fim do voo, o avião ficou sem combustível, e desapareceu na escuridão de uma floresta nos arredores de Gillsburg, no estado do Mississippi. Além de Van Zant e Steve e Cassie Gaines, também morreram o assistente de turnê Dean Kilpatrick, o piloto Walter McCreary e o co-piloto William Gray.
Entre os vinte sobreviventes do acidente estavam os guitarristas Gary Rossington e Allen Collins, o baixista Leon Wilkeson, o tecladista Billy Powell, o baterista Artimus Pyle, a backing vocal Leslie Hawkins, o gerente de turnê Ron Eckerman, e os roadies da banda. Todos eles sofreram com graves lesões, ossos quebrados, hospitalizações e longas reabilitações, tanto físicas como psicológicas. Alguns buscaram consolo na música, outros em drogas e álcool. Nenhum deles ouviria de novo a voz que fez de “Free Bird” e “Sweet Home Alabama” hinos da década de 70. Mas esse não era o fim do Lynyrd Skynyrd.
Foram dez anos de luto até que, em 1987, Rossington, Wilkeson, Powell e Pyle decidiram reviver a banda para uma turnê em tributo aos dez anos do acidente, com o irmão mais novo de Ronnie, Johnny Van Zant, nos vocais. Trinta e três anos, nove álbuns, dez turnês e mais outras tantas perdas depois, como um pássaro que bate em um vidro e se levanta para voar novamente, o Lynyrd Skynyrd ainda vive.
Afinal, “você não pode mudar um pássaro livre”.
Por Edu Hoff.
Programa Gritaria, todas as quintas, 21:30, ao vivo na Sonora FM 87.5 e no Facebook.